SENTAR CORRETAMENTE

Profissionalmente ou socialmente deve se saber que ao sentar não se senta despencando e que antes de se sentarem, as pessoas se aproximam da cadeira ou do sofá e, já de costas, encostam levemente a parte posterior das pernas no assento e se sentam de maneira suave.

É muito desagradável ver qualquer pessoa despencar ao se sentar!

Deve-se prestar atenção no momento de sentar-se, no caso das mulheres, para que coxas não fiquem expostas e, no caso dos homens, as canelas não apareçam entre a meia e a barra da calça.

Outro detalhe importante ao se sentar, se refere aonde ficam os pés. Preferencialmente, o solado dos calçados deve ficar apoiado no piso. No caso de cruzar as pernas, os solados dos calçados devem estar voltados para baixo. Deve-se sempre lembrar que é mal educado e desrespeitoso sentar-se ao lado de alguém cruzando as pernas de maneira exagerada, pois o risco de encostar o solado nas pernas ou nas roupas de quem estiver sentado ao lado será grande. Sentar-se com uma perna exageradamente cruzada sobre a outra, além de parecer defensivo e agressivo, dá a impressão de que alguém dará uma solada ou um coice em alguém! Sentar-se de maneira inadequada incomoda, irrita e causa constrangimentos a quem observa ou está ao lado.

Têm pessoas ainda, que quando estão sentadas parecem que querem se deitar nas cadeiras, estendendo as pernas e mostrando o solado dos calçados, de maneira displicente, desagradável e que nos corredores e caminhos dão a impressão de que vão dar uma rasteira em alguém.

Claro que também é desagradável quando ao conversar se observa alguém se sentar sobre a borda da mesa, ou no braço da cadeira ou no braço do sofá. Agindo assim, imitando-se alguns personagens de filmes ambientados em grandes prédios com amplos escritórios, na verdade se está usando um estereótipo que na vida profissional real não funciona. Também ninguém vai parecer mais jovem, despojado, atleta ou moderninho, sentando-se em lugares inconvenientes ou de maneira inapropriada. É bem melhor agir comedidamente e se sentar de maneira correta, adequada e educada nos assentos de cadeiras, poltronas ou sofás.

Em anfiteatros e auditórios também deve-se ter muito cuidado na forma de se sentar. Deve-se apoiar os pés no chão e, se cruzá-los, devem ser mantidos bastante próximos para não mostrar os seus solados e não incomodar quem está sentado ao lado. Principalmente quem se senta na primeira fileira deve ter os cuidados redobrados, inclusive, no caso das mulheres, para não mostrar ou expor as suas coxas demasiadamente. Na prática, observa-se a dificuldade e a agonia dos fotógrafos para fotografarem as primeiras fileiras nos mais corretos e melhores ângulos sem expor ou comprometer a imagem das pessoas fotografadas que não sabem sentar-se de maneira adequada e educada. Pior ainda é quando autoridades estão sentadas nas primeiras fileiras.

É muito estranho, triste e decepcionante assistir em programas de entrevistas na televisão cantores, atores e outros artistas sentados de maneira inconveniente e grosseira, com o solado dos calçados em cima dos tecidos dos sofás, cadeiras e poltronas. Essas pessoas “famosas” deveriam refletir e ter noção da influência da sua imagem, postura e comportamento na formação e educação da juventude. Pessoas de aparentes sucessos com posturas inadequadas podem dar a falsa impressão de que as coisas funcionam assim e, na verdade, ao serem copiadas e imitadas pelos jovens, eles não conseguem passar nem em uma entrevista de emprego.


Por Josué Lemos 11 fev., 2022
Ser autêntico significa ser a gente mesmo!
Por Josué Lemos 11 fev., 2022
Parágrafo Novo
Share by: